Voltar

Novidades

Facebook usa inteligência artificial para descrever imagens a deficientes visuais.

Quem tem algum grau de deficiência visual tem dificuldade em entender as fotos publicadas no feed de notícias do Facebook. A partir dessa semana essa dificuldade diminui. Com a última versão do Facebook para iOS chegou também uma opção de descrição de imagens, que usa inteligência artificial criada pela companhia. No vídeo acima vemos um pouco de como os usuários deficientes visuais podem aproveitar da novidade, disponível por enquanto apenas em inglês e nos EUA,.

Até então, quem usava o leitor de tela no iOS ouvia apenas que um usuário no Facebook havia publicado uma foto. A partir de agora, eles receberão uma descrição do tipo “imagem pode conter: três pessoas, sorrindo, ao ar livre”. A leitura da imagem segue a seguinte ordem: primeiro pessoas, depois objetos e por fim o que tiver ao fundo. De acordo com o Facebook, milhões de fotos foram usadas para treinar a rede neural responsável por identificar as imagens, então a chance de erro é bem pequena.

Veja abaixo como o leitor de tela deve funcionar.

A novidade chega pouco menos de uma semana depois do Twitter anunciar uma iniciativa similar. A diferença é que, no lugar de usar inteligência artificial como o Facebook, o Twitter decidiu deixar as descrições de imagens a cargo dos próprios usuários da rede social.

Por enquanto essa opção ainda está em teste limitado para usuários dos EUA e que usam o leitor de tela em aparelhos iOS em inglês. Segundo o Facebook, ela deverá ser implementada para mais países e outros idiomas nas próximas semanas. Não há uma previsão para quando o Android vai receber a mesma novidade.

Desenvolvido pela Oásis Agência Digital